IMPOTÊNCIA

A impotência pode ter vários fatores e resultar de diferentes quadros energéticos. Um Vazio de Yang refere-se a um estado patológico em que a pessoa se queixa de frio, astenia, lentidão, possível hipotensão, problemas digestivos acompanhados de fezes moles ou mesmo diarréia, etc.Um quadro destes pode provocar impotência. Neste caso, vai existir uma incapacidade de conseguir a ereção, fraqueza das pernas, frio mais acentuado nos membros, lombalgia e dormência na zona lombar, língua pálida e pulso profundo e lento.

No entanto, convém referir que não devem ser feitas aplicações de calor se existir uma ausência completa dos sintomas mencionados em cima e se observar à presença de sintomas relacionados com quadros de calor, como urina escura, agitação, sensação de calor, etc.

 

O Rim armazena a essência e é, por isso, responsável pela função de crescimento, desenvolvimento e reprodução. Assume o papel principal no metabolismo da água e controla os líquidos do corpo, assegurando também o Yin e Yang fundamentais.

O meridiano do Rim tem 27 pontos de acupunctura.

Este meridiano começa no pé, na depressão onde se junta o terço anterior com o médio da planta do pé, e termina no bordo inferior da clavícula, a 2 cun (1 cun representa cerca de 3,2 cm) lateralmente à linha média torácica.

O meridiano do Rim, quando está em excesso pode padecer de plenitude-calor. Quando tem síndromes de plenitude apresenta sintomas de calor como urina escura, sede, pulso cheio e rápido, cara vermelha, entre outros.

Quando em vazio este meridiano pode estar em deficiência de Yin ou Yang, podendo também sofrer de deficiência de Qi.

Quando o Rim está em deficiência pode surgir debilidade nas pernas, esterilidade e impotência, alterações urinárias, edemas, lombalgia e alterações auditivas.