Terapia Ayurvédica

A terapia Ayurvédica é uma prática "alternativa" que se considera a medicina tradicional da Índia. A Ayurveda é baseada em dois termos sânscritos: ayu, que significa vida, e veda, que significa conhecimento ou ciência. Como se afirma que a prática tenha cerca de 5.000 anos de idade, aquilo que ela considera ser conhecimento ou ciência pode não coincidir com a medicina ocidental. De qualquer forma, a maior parte dos antigos tratamentos não ficou registrada e o que é chamado de medicina tradicional indiana é, em sua maior parte, algo que foi desenvolvido nos anos 1980 pelo Maharishi Mahesh Yogi Barret que trouxe a Meditação Transcendental para o ocidente.

Os tratamentos Ayurvédicos são basicamente dietéticos e herbais .Os pacientes são classificados por tipos corporais, ou prakriti, os quais são determinados pelas proporções entre os três doshas. Os doshas supostamente regulariam a harmonia mente-corpo. Doenças e indisposições são consideradas uma questão de desequilíbrio dos doshas. O tratamento é direcionado para a restauração da harmonia ou equilíbrio do sistema mente-corpo. O Vata , composto pelo ar e pelo espaço, alegadamente governa todo o movimento na mente e no corpo, e deve ser mantido em bom equilíbrio. Excesso de vata leva a "preocupações, insônia, cãibras e constipação.... O vata controla o fluxo sangüíneo, a eliminação de dejetos, a respiração e o movimento dos pensamentos através da mente." O vata também controla os outros dois princípios, Pitta e Kapha. Afirma-se que o Pitta é composto de fogo e água; supostamente governa "todo o calor, metabolismo e transformação na mente e no corpo. Ele controla a forma como digerimos os alimentos, como metabolizamos nossas percepções e como discriminamos o certo e o errado." O Pitta também precisa ser mantido em equilíbrio. "O excesso [de Pitta] pode provocar irritação, atitude crítica, úlceras, erupções cutâneas e cabelo ralo." O Kapha consiste em terra e água. Ele "governa toda a estrutura e lubrificação da mente e do corpo. Controla o peso, o crescimento, a lubrificação das juntas e dos pulmões, e a formação de todos os sete tecidos -- fluidos nutritivos, sangue, gordura, músculos, ossos, medula e tecidos reprodutores." Excesso de Kapha causa "letargia, aumento de peso, comportamento possessivo, congestões e alergias."

Com base na fisiologia metafísica acima, a Ayurveda recomenda coisas como: para pacificar o Kapha, coma alimentos picantes e evite comidas doces, exceto o mel, mas não o aqueça. Evite tomates e nozes. Peru é bom, mas evite coelho e faisão. Se tiver Pitta em excesso, experimente: coma alimentos doces e evite os picantes. Coma nozes. Para reduzir o Vata: coma alimentos doces, azedos e salgados; evite alimentos picantes. Nozes são boas, assim como os laticínios.

Como se sabe qualquer das informações acima, ou como elas poderiam ser testadas, aparentemente tem pouca importância para os defensores da Ayurveda.